Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus
20 de julho de 2016
Ser PADRE, PASTOR e AMIGO
8 de agosto de 2016
Exibir tudo

Todo batizado tem uma vocação

É de conhecimento de todos nós que o Mês de Agosto é dedicado a celebrar e festejar as mais diversas vocações que Deus suscita no coração do homem. Lembramos a Família, os Padres, os Religiosos, os Catequistas e os demais serviços e ministérios, que formam essa grande árvore chamada Igreja. Santo Tomás de Aquino diz: “O fim do homem é a bem aventurança”. O desejo de Deus está inscrito no coração humano, já que o homem é criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para si. O aspecto mais sublime da dignidade humana está na vocação do homem à comunhão com Deus. Santo Agostinho diz: “Criaste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Vós”. Aos poucos, vai despertando no homem uma consciência de que ele pertence a Deus e que é chamado a viver uma vocação de santidade, desde a sua criação e iniciando com o batismo: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (cf. 1Tes 4,3). Mas, o que significa Vocação? A palavra “Vocação” vem do latim “Vocare”, que quer dizer “Chamar”. A vocação é um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa. O vocacionado se sente atraído para aquilo que considera belo, grandioso, importante e necessário que se faça. A vocação é sempre vista como um serviço ao outro: “Nenhum de vós vive para si, e ninguém morre para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor” (cf. Rm 14,7). Após o chamado de Deus, ele pede uma decisão: nossa resposta. Ela deve ser generosa, sincera, fiel. A fidelidade à própria vocação é o único caminho seguro para alcançar a verdadeira felicidade: Porque aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, vai encontrá-la” ( cf. Mt 16, 25). Deus quer sempre um retorno humano. Nosso sim é esse eco que soa no coração de Deus. São José Maria Escrivá, no seu Livro “Caminho”, nº 902, diz: “Por que não te entregas a Deus de uma vez, de verdade, agora!”  Portanto, quais são as vocações que Deus chama? Quais são as opções de Deus?

  • Vocação Leiga: “Os leigos são todos os cristãos, exceto os membros das Sagradas Ordens ou do estado religioso reconhecido na Igreja, isto é, os que foram incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o Povo de Deus, e que participam da função sacerdotal, profética e régia de Cristo” ( CIC & 897)*. O Leigo tem como vocação específica procurar o Reino de Deus exercendo nas funções temporais a santidade e de testemunho. São chamados a santificar o cotidiano, o trabalho, a família, a escola, o escritório, a economia, a política. Os leigos devem impregnar as realidades temporais com as exigências da doutrina e da vida cristã. O leigo chega aonde o sacerdote não chega. Eles são no mundosal da terra e luz do mundo”.
  • Vocação Sacerdotal: “A Ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é portanto o Sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: Episcopado, Presbiterado e Diaconado” ( CIC & 1536)*. O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. A missão do Padre é ser mediador entre Deus e o povo. Ele está no lugar de Cristo, age na pessoa de Cristo, “In Persona Christi”. Exerce a tarefa de santificar, governar e proclamar a Palavra de Deus.
  • Vocação Religiosa: É o estado de vida constituída pela profissão dos conselhos evangélicos, embora não pertença á estrutura hierárquica da Igreja, está com tudo firmemente relacionado com sua vida e santidade” ( CIC & 914)*. A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja, pois estabelece um vínculo de amor com Jesus e antecipa a sua chegada. A marca dos religiosos são seus três votos: Pobreza, Castidade e Obediência. Também vivem a caridade dentro de um carisma específico.
  • Vocação Familiar: “A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de Sacramento, por Cristo Senhor” ( CIC & 1601)*. A família é chamada a viver o amor de Deus em casa, educando os filhos nesse amor e dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos.

Portanto, Deus nos chama a uma vocação e espera ansiosamente a nossa resposta. Sejamos dóceis a sua voz, que clama em nosso coração: “Viva uma vida digna da vocação à qual fostes chamados” (Ef 4,1). Conta-se da vida de Santa Teresinha um fato de sua infância.  Suas irmãs Leônia e Celina estavam brincando com uma cesta cheia de vestidos e lindos retalhos para vestir bonecas. Então Teresinha tomou a cesta e assim declarou: “Escolho tudo!”  Que possamos escolher o tudo de Deus, o seu chamado para nós!

 

* CIC – Catecismo da Igreja Católica

Padre Lizandro Cardoso Goularte
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Canoas-RS
Publicação do Informativo Mensal do Programa Na Presença De Deus, de agosto de 2015