Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
A Festa de Corpus Christi
20 de maio de 2016
Exibir tudo

Maria, mãe da igreja

Queridos e Amados Irmãos! Sabemos que o mês de Maio é dedicado

a celebrar a vocação de nossas mães. Lembramos com muito carinho de sua presença em nossas vidas, com homenagens, presentes e beijos. Temos nossa mãe biológica, mas temos nossa mãe espiritual, chamada Maria. Podemos nos perguntar: Por que Maio é o mês em que celebra Maria?

A tradição surgiu na antiga Grécia. O mês de maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade. Algo semelhante ocorreu na antiga Roma, pois maio era dedicado a Flora, deusa da vegetação. Naquela época, celebravam os ‘ludi florals’ (jogos florais) no fim do mês de abril e pediam sua intercessão. Na época medieval abundaram costumes similares, tudo centrado na chegada do bom clima e o afastamento do inverno. O dia 1º de maio era considerado como o apogeu da primavera. Durante este período, antes do século XII, entrou em vigor a tradição de Tricesimum ou “A devoção de trinta dias à Maria”.

Estas celebrações aconteciam do dia 15 de agosto a 14 de setembro e ainda são comemoradas em alguns lugares. A idéia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos (Século XVII). Foi nesta época que o mês de Maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração contasse com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o Século XIX e é praticado até hoje. As formas nas quais Maria é honrada em Maio são tão variadas como as pessoas que a honram. As Paróquias costumam rezar no mês de Maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Outras preparam um Jardim para Nossa Senhora, cheia de flores. Além disso, trata-se de uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como Coroação de Maio.

Normalmente a coroa é feita de lindas flores que representam a beleza e a virtude de Maria e também lembra que os fiéis devem se esforçar para imitar suas virtudes. Maria recebe vários títulos e o que nos interessa nesse momento é o de Mãe da Igreja. Ela esteve com os discípulos no Cenáculo, em dia de Pentecostes (cf. At 2) e presidiu o início da Igreja. Maria é a Mãe da Igreja por ser a Mãe de Cristo, Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo Místico. São Jerônimo diz: “A união de Maria com Jesus, na obra da Redenção, acontece desde a Encarnação até o Calvário”. Por ser mãe da cabeça, também é mãe dos membros, que são os batizados. Ela é a mãe de todos os cristãos. Sua maternidade se estende a toda a Igreja. Por isso, merece um mês inteiro para homenageá-la. V

iva o Mês de Maio, mês de Maria!

Pe. Lizandro Cardoso Goularte

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canoas