Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

A devoção ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A festa e devoção à DIVINA MISERICORDIA
8 de abril de 2017
11 de novembro de 2017
Exibir tudo

A devoção ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga na Igreja. Trata-se de honrar o Coração Manso e Humilde, traspassado por uma lança na Cruz do Calvário por amor a cada um de nós.

Esta devoção ganha novo alento com as visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), difundidas por seu diretor espiritual São Cláudio de la Colombière (1641-1682). Ambos viveram numa época difícil, onde a heresia jansenista difundia a concepção de um cristianismo triste, onde poucos se salvavam, além de exigir uma santidade e dignidade extremas, caso se quisesse receber a Eucaristia.

Em certa ocasião, Santa Margarida se encontrava recolhida em profunda oração diante do sacrário, e eis que Jesus com um coração abrasado, se lhe aparece com a seguinte mensagem: “Eis aqui o coração que tanto amou os homens e pelos quais é tão mal correspondido, pelo menos tu, minha filha, choras pelos que me ofendem, gemes pelos que não querem orar, imola-te pelos que renegam e blasfemam conta o meu santo nome. Prometo-te na grandeza do meu amor que abençoarei os lares que neles me hospedem, que os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras seguidas, não morrerão sem receber os sacramentos da Penitência e da Eucaristia”.

Em 1856, o Beato Papa Pio IX (beatificado no dia 3 de setembro de 2000 por São João Paulo II e, lembrado pela proclamação do dogma da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro de 1854) institui liturgicamente na Igreja a festa ao Sagrado Coração de Jesus, propondo, segundo a recomendação de vários santos, a consagração do mundo a este Coração abrasado de amor pela humanidade.

Recordemos as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus, fontes desta devoção:

  1. Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida;
  2. Eu farei reinar a paz em suas famílias;
  3. Eu os consolarei em todas as suas aflições;
  4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte;
  5. Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas;
  6. Os pecadores encontrarão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia;
  7. As almas tíbias se tornarão fervorosas;
  8. As almas fervorosas se elevarão rapidamente a grande perfeição;
  9. Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada;
  10. Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos;
  11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados;
  12. No excesso da misericórdia do meu amor todo-poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.

Padre Ivan Lopes
Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Graça
São Francisco do Sul-SC
Diocese de Joinville-SC